No products in the cart.

ler-muda-nos-andreia-moita

Ler muda-nos

Durante muitos anos pensei que os livros eram mais bonitos sem folhas rasgadas, frases sublinhadas ou lombadas partidas. Acreditei que o livro lido devia ser conservado na estante de casa da exata forma que está na loja (em exposição). Deixei ficar, confortavelmente, do lado de trás todos os livros com folhas amarelas ou com capas amachucadas. 

Mas um dia vi uma frase bonita e dobrei um canto da página para me recordar dela mais tarde. Depois disso, sublinhei frases a lápis e coloquei post-its em parágrafos dos quais gostei. Mais tarde tomei a liberdade de escrever entre linhas, marcando o livro para sempre, e deixando as pessoas a quem os empresto conhecerem os meus pensamentos mais profundos. (Estou, portanto, a um passo de fazer desenhos nas páginas!

Se lermos o mesmo livro em diferentes fases da vida, ele vai ter repercussões diferentes em nós. Agora imaginem o poder que um livro pode ter quando, para além de ter a história dos personagens, tem também um bocadinho da nossa nas margens. Continuo a achar os livros imaculados bonitos. Mas agora acho que os livros usados também são. E mudei a forma como leio. Ler muda-nos.

Eu leio para conhecer outras realidades (ou alhear-me da minha), viver outras vidas, conhecer e refletir sobre assuntos variados, entreter-me, descansar, rir ou chorar (ou como dizia a outra, para sentir sentimentos). No final do dia o que realmente me interessa é aquele momento que passo entre palavras. Prefiro ler de manhã. Ao final do dia os olhos já me pesam. Ter de trabalhar atrapalha muitos os planos de avançar mais um capítulo e é perigoso para a minha sanidade deixá-lo a meio. Um dia também me importei de abandonar um livro a meio. Hoje já o faço, com algum pudor é certo, porém com a certeza de que o alento que encontrarei noutro me fará esquecer a traição a um livro inacabado. Ler muda-nos. O tempo de leitura é precioso. Não o quero passar a revirar os olhos com desgosto. 

Há quem nunca leia sinopses, quem compre pela capa e quem leia a última frase antes de começar. Não é o meu caso. Mentira, compro pela capa, sim!

Umas pessoas preferem ler em silêncio, outras leem a ouvir música (sabiam que já muitos livros trazem playlist associada?).

Há pessoas que não saem de casa sem o kobo na mala e outras que não abdicam de livros em papel (Eu também preferia livros físicos até ter um bebé que gosta de dormir ao colo –  ler muda-nos. A maternidade também). Clássicos, eróticos ou young adult (podemos ler só um género ou um de cada vez. Na loucura até podemos ler vários ao mesmo tempo). 

Ler é ler. (E muda-nos). E é mais bonito que cada um o faça da forma que melhor lhe sabe.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *